ezRstudio começou a partir de uma pergunta muito simples:

“como posso correr código R na cloud? R Leva muito tempo a correr no meu portátil e não o consigo utilizar para mais nada!”

Descobri que há varias razões para código R levar muito tempo a correr, facto é, que independentemente do conhecimento na linguagem ou complexidade do projeto, de certeza que já estiveram na situação em que o PC simplesmente não consegue dar mais e enquanto o código corre no portátil, podemos apenas esperar que nada aconteça e leve os resultados de semanas!

Eu não sei rigorosamente nada de R, nem tão pouco trabalho com a linguagem, mas tenho amigos que sim e que me pediram ajuda!

Ao contrário de muitos serviços de subscrição que não estão ao alcance de qualquer um, os fornecedores de serviços cloud são uma forma relativamente barata para ter acesso a diferentes tipos de «hardware» 24/7.

Inicia-se o servidor, corre-se o código, termina-se o servidor e paga-se apenas pelo tempo que o hardware foi utilizado.

Simples não é?

Infelizmente, requer aprender uma quantidade assustadora de novas coisas, atravessar um labirinto de magia negra cheio de termos da linguagem de “computador” e uma carrada de aborrecimento a repetir os mesmos passos para iniciar um novo servidor sempre que necessário.

O objetivo é ter um servidor com Rstudio na cloud sem ter que digerir toda a informação e sem ter que lidar com VPCs, Servidores EC2, AMIs ou ate mesmo ter que instalar tudo manualmente! ezRstudio simplifica o processo e cria todos os recursos necessários para ter um servidor RStudio em segundos.

Os únicos pré-requisitos são, uma conta AWS, a ferramenta AWS CLI configurada e terraform, sendo que os últimos dois são completamente opcionais com a utilização de ferramentas como terraform cloud ou env0 (mais sobre isto mais tarde).

Como quase todos os meus projetos, o código do ezRStudio é completamente aberto, e pode ser encontrado em https://github.com/4s3ti/ezrstudio.

Atualmente só suporto AWS, mas se assim se justificar e o projeto for realmente útil, estou mais do que aberto a expandir o suporte a outros fornecedores de serviços cloud.

Por favor digam-me o que acham do projeto, abram discussões, sugiram novas funcionalidades ou se quiserem podem até mesmo abrir «Pull Requests».