A Internet está cheia de anúncios e artigos que nos tentam alertar e convencer que precisamos de uma VPN, e na maioria das vezes as razões apresentadas até são verdadeiras, no entanto, nos últimos anos ajudei o pessoal do PiVPN, e notei que muitas vezes as pessoas não sabem exatamente como fazer um uso adequado de uma VPN, especialmente onde esta deve ser posicionada dependendo das suas necessidades! Dito isso, vamos olhar para alguns casos mais frequentes e perceber onde a VPN deve ser colocada e que tipo de VPN devemos utilizar.

VPN em casa ou escritório


Vou tentar simplificar, devemos configurar um servidor VPN em casa ou escritório se o objetivo for aceder à rede ou equipamentos de casa ou escritório quando estamos fora!

Este tipo de configuração também é útil quando estamos fora de casa ou do escritório e temos que utilizar redes públicas tais como, bares, cafés, transportes públicos. Desta forma todo o tráfego é encriptado pela VPN e protegido de quem possa estar a observar o tráfego da rede.

Como todo o tráfego é encriptado apenas entre o nosso computador e o servidor VPN, esta configuração NÃO protege o tráfego do fornecedor de Internet.

Como posso configurar uma VPN em casa?

Se precisa de facto de uma VPN em casa, então PiVPN torna todo o processo de configuração de uma VPN em casa mais simples.

Servidor VPN fora de casa ou escritório


Vou tentar simplificar outra vez, é aqui que desejamos posicionar o servidor se o objetivo for privacidade acima de tudo e sem a necessidade de aceder a nenhum dispositivo local quando estamos fora da nossa casa/escritório.

Neste caso queremos especialmente ocultar o tráfego do fornecedor de Internet e eventualmente entidades estatais.

Por outras palavras, isto significa que, independentemente do local onde se estiver a efetuar ligação à Internet, o tráfego será totalmente encriptado e impercetível não só para a rede local como para o fornecedor de servidos de Internet

Como posso utilizar este tipo de servidor?

Para fazer utilização deste tipo de servidor, basta procurar pela Internet por serviços de VPN pagos, ou se preferir ter o seu próprio servidor de VPN, pode também utilizar o PiVPN num servidor cloud (VPS).

Espero que este artigo ajude a entender um pouco melhor a temática das VPNs e como posicionar as mesmas dependendo da necessidade.